A primeira impressão deixada por James Cleveland Owens na história do atletismo aconteceu em Ann Harbor, Michigan em 1935, com 9s4, igualou o recorde mundial da época, uma hora depois havia quebrado mais 4 recordes mundiais, 200 metros e 200 metros com barreiras. No salto em distância, saltou 8,14 m, um recorde que durou 20 anos. Ele participou nos Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim, Alemanha, onde se tornou conhecido mundialmente por ganhar quatro medalhas de ouro nos 100 e 200 m rasos, no salto em distância e no revezamento 4x100 m.
A organização foi a maior vitória dos alemães. Espetaculares foram, na verdade os XI Jogos Olímpicos. Em tudo por mais que se imaginasse uma gigantesca festa com a qual os alemães demonstrariam ao mundo a sua força, por mais que se previsse algo fora do comum, acima do que se vira em Los Angeles, quatro anos antes ou em qualquer outra Olimpíada anterior, imaginação e previsões estiveram muito aquém da realidade.
O magnifico estádio construído especialmente para as solenidades de abertura e encerramento, provas de atletismo, exibição de ginásticas e jogos de futebol, tudo isso foi apenas uma parte do que os alemães fizeram naquele verão de 1936. alemães só não contavam com os negros americanos. Das doze medalhas de ouro conquistadas pelos americanos no atletismo, nove se deviam a vitórias de atletas negros. Hitler não cumprimentou nenhum deles, transferindo a tarefa a membros do Comitê Olímpico.
O negro mais famoso das Olimpíadas, Jesse Owens, a cada prova fazia desmoronar toda uma filosofia em jogo. Hitler suportou até quanto pôde. Saiu depois de Owens subiu ao pódio três vezes ao degrau mais alto olímpico para receber suas medalhas de ouro nas vitórias dos 100 e 200 metros rasos e no 4x100 metros.
O desempenho de Jesse Owens nos 1936 nos Jogos Olímpicos de Berlim tornou-se lenda. Em 1976, Owens recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, faleceu em março de 1980. No ano de 1990 foi postumamente condecorado com a Medalha de Ouro do Congresso dos Estados Unidos.
Mais informações em: http://migre.me/jBwXt
Nenhum comentário:
Postar um comentário